Desde o início da pandemia de Coronavirus, em meados de março de 2020, a Alemanha fechou fronteira com muitos países e o Brasil foi um deles. Turistas brasileiros estavam proibidos de entrar no país. Mais de 1 ano depois, as regras mudaram e agora a Alemanha flexibiliza a entrada de brasileiros a turismo no país.
Desde o dia 22 de agosto de 2021, o Brasil não é mais considerado zona com variantes do vírus e passou a ser classificado como zona de alto risco. Isso altera o regulamento de entrada de brasileiros na Alemanha.
Com essa nova regra, brasileiros com vacinação completa contra o coronavírus SARS-CoV-2 e também brasileiros curados, poderão viajar novamente para a Alemanha para fins de visita e turismo. Mas atenção às vacinas reconhecidas pela Alemanha:
- COMIRNATY („Pfizer/BioTtec“)
- COVID-19 Vaccine Janssen („Johnson & Johnson, Janssen COVID-19 Vaccine / Vacina covid-19 (recombinante) “)
- Spikevax („ Moderna“)
- Vaxveria („Covid-19 Vaccine AstraZeneca/Vaxzevria; Covishield “)
A Coronavac ainda não é reconhecida, e se você tomou essa vacina, não se encaixa nessa nova regra.
Regra para entrada de brasileiros na Alemanha
Regra para vacinados
O governo alemão considera alguém completamente vacinado 14 dias após a aplicação da segunda dose (ou da dose única, no caso da Janssen). É necessário apresentar o certificado de vacinação, que poderá ser pedido pela companhia aérea antes do embarque e pela Polícia Federal Alemã.
O certificado, que pode ser digital, deve estar nos idiomas: alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol, e deverá conter as seguintes informações:
- Os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento);
- Data da vacinação e número de doses aplicadas;
- Nome da vacina aplicada;
- Nome da doença alvo da vacina;
- Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.
Também é obrigatório preencher um registro digital de entrada, que você pode encontrar nesse link: registro digital de entrada.
No caso de brasileiros totalmente vacinados, seguindo as regras acima, não é mais necessário apresentar um teste PCR negativo.
Crianças que ainda não completaram 12 anos de idade e ainda não foram vacinadas podem entrar na Alemanha, acompanhadas por pelo menos um dos pais com vacinação completa. Elas não necessitam de teste.
Regras para curados
Tratando-se de uma pessoa recuperada, a vacinação pode consistir em apenas uma dose da vacina. Também deve ser comprovado que houve uma infecção com o coronavírus SARS-CoV-2 antes da vacinação. Deve ser apresentado também um teste de PCR positivo como prova da doença. Os comprovantes de recuperação devem estar disponíveis em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol, em formato digitalmente ou em papel.
Tanto os brasileiros com vacinação completa, quanto os brasileiros curados não precisam fazer quarentena se transitarem direto do Brasil para a Alemanha.
Regras para entrada de brasileiros não-vacinados na Alemanha ou vacinados com Coronavac
A partir do dia 19.09.2021, está liberada a entrada na Alemanha de brasileiros não vacinados e de vacinados com Coronavac.
A Coronavac continua não reconhecida na Alemanha, portanto, brasileiros que foram imunizados com ela, devem seguir as mesmas regras dos não-vacinados.
De acordo com o site oficial, na entrada no país é necessário apresentar um teste de PCR (feito com coleta de material não superior a 72 horas) ou um teste de antígeno (com coleta não superior a 48 horas).
Crianças menores de 12 anos não precisam apresentar comprovantes e podem entrar no país acompanhadas de um responsável legal.
Para mais informações, acesse o site oficial da embaixada da Alemanha no Brasil, clique aqui.