Seguro-Viagem para viajar para Alemanha – é obrigatório?

Se você está organizando sua viagem, já deve ter se deparado com o tema: seguro-viagem para viajar para Alemanha, e se perguntado: é obrigatório ou não? Nesse post vou te responder todas as questões sobre o seguro-viagem para viajar para Alemanha. Algumas documentações podem ser cobradas na imigração, ainda no aeroporto. A apresentação dos documentos não é obrigatória, mas se não os possuir, o agente de imigração pode impedir sua entrada no país. Essa informação confunde muitas pessoas, que acham que porque seus colegas não tiveram que apresentar o seguro-viagem na sua última viagem para a Alemanha, ele não é obrigatório. Isso é um engano.

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer e entender o que é o Tratado de Schengen.

Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo entre 26 países europeus. Ele permite que visitantes e moradores circulem livremente entre os países participantes, que possuem fronteira aberta.

Esse tratado também estabeleceu que todos os turistas têm obrigatoriedade de contratar um seguro-viagem com valor mínimo de cobertura de 30.000 euros. Essa regra tem como objetivo garantir que o turista possa pagar possíveis despesas médicas que eventualmente surjam durante a viagem.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen

Como dito anteriormente, 26 países europeus fazem parte do tratado. São eles:

Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre

Importante ressaltar que alguns países europeus não fazem parte do Tratado de Schengen. São eles: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. Nesses casos, cada um tem a sua regra de imigração.

A Alemanha faz parte do Tratado de Schengen, portanto, é obrigatório ter o seguro-viagem.

Como começar a pesquisar seu seguro-viagem

É sempre bom pesquisar preços em mais de um lugar, e para isso o ideal é usar um site buscador, que irá te mostrar diversos preços de diversas seguradoras.

O nosso buscador de confiança é a Seguros Promo, uma empresa inovadora com os mais novos e mais completos planos de seguro-viagem do mercado. O site consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. A Seguros Promo trabalha com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento de viagens.

Para realizar a pesquisa, é necessário colocar o período todo da viagem, inclusive o dia de retorno. Muitas pessoas colocam até a data do voo de retorno. Mas muitas vezes, principalmente quando o voo é longo e noturno, a chegada é apenas no dia seguinte. Portanto, coloque a data de saída e a data final de retorno. Coloque também o destino, que no caso é Europa, e a Seguros Promo já oferecerá os planos que se encaixam nas exigências da União Europeia.

Dicas para contratar um seguro-viagem para viajar para Alemanha com melhor custo-benefício

A primeira dica é comparar planos semelhantes em diferentes seguradoras. Isso fará com que você encontre um seguro-viagem que atenda suas necessidades com o melhor preço.

Outra dica é pesquisar se o seguro é adaptado para você. Por exemplo, existe seguro-viagem específico para viagens de longa duração, para gestantes, para viagens com práticas de esporte, para cruzeiros. Escolher o seguro certo, pode te fazer economizar.

Para encontrar um seguro-viagem mais barato você também poderá utilizar um cupom de desconto. Os leitores do Descobrindo Alemanha podem adquirir esse desconto através da parceria que temos com o blog Contando Destinos. Para isso, basta entrar nesse link e utilizar o cupom CONTANDODESTINOS e automaticamente terá 5% de desconto.

Quer mais desconto no seu seguro-viagem para viajar para Alemanha? Ainda é possível conseguir mais desconto! Se optar pelo pagamento em boleto, conseguirá +5% de desconto. No total será 10% de desconto. O que pode resultar num valor bem atrativo para contratar seu seguro-viagem.

Seguro-viagem para gestantes

É preciso ter o dobro de atenção na hora de contratar um seguro-viagem para gestantes, pois nem todos os planos e seguradoras de viagem cobrem gestantes. Além disso, alguns planos que cobrem gestantes restringem o período de gestação e a idade da mulher, sendo que a maior parte possui o limite de 40 anos. Em alguns casos, a seguradora também solicita autorização por escrito de um médico.

Para exemplificar: A Travel Ace cobre gestantes até a 34ª semana de gestação e que tenham autorização por escrito do médico responsável. A GTA até a 32ª semana; e a Assist Card até a 28ª semana.

Se tiver dúvida sobre a cobertura do seguro, é importante entrar em contato com a seguradora antes de contratar. Também é importante lembrar que a cobertura oferecida pelas operadoras de cartão de crédito (para os clientes que adquirem a passagem aérea pelo cartão) não cobre mulheres grávidas.

Seguro-viagem para cruzeiros

É muito importante garantir sua segurança quando for fazer um cruzeiro, e existem planos especiais para esse tipo de viagem.

Os navios não disponibilizam de uma rede de hospitais credenciados, por isso o seguro é feito através de reembolso. Os navios disponibilizam apenas médico para atendimento a bordo, e o viajante precisa pagar pelo serviço utilizado. O valor do reembolso vai depender do limite de cobertura do plano escolhido, conforme estará na apólice.

Entro todos os planos que o Seguro Promo disponibiliza, um plano diferencial é o oferecido pela Assist Card. Através de um acordo da seguradora com Royal Caribbean, Azamara, Celebrity Cruises, Norwegian Cruise Lines, Oceania e Regente, se as despesas médias tiverem o valor de no máximo 500 dólares, a Assist Card cobre o valor na hora, sem precisar solicitar reembolso.   

Já contratei meu seguro-viagem, e agora se eu precisar usar, como faço?

Caso aconteça alguma eventualidade, para acionar a cobertura o segurado deverá entrar em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice, fique atento a isso e tenha sempre uma cópia da sua apólice com você.

A ligação pode ser feita a cobrar de qualquer telefone fixo no exterior. Algumas seguradoras oferecem atendimento também por Skype ou Whatsapp, o que facilita o contato.

Feito o contato, o segurado deve informar a necessidade do atendimento e a seguradora encaminhará ao hospital e/ou rede credenciada mais próxima.

Se eu precisar acionar o seguro-viagem, como são realizados os pagamentos das despesas médicas hospitalares?

O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas:

Direto pela seguradora: nesse caso, o pagamento das despesas será feito pela seguradora diretamente para o hospital e/ou rede credenciada.

Através de reembolso: nesse caso, é necessário que o segurado pague as despesas médicas num primeiro momento, e depois solicite o reembolso à seguradora. O segurado deve ter toda a documentação exigida e apresentá-la.

Atenção: é extremamente necessário que o segurado solicite ao hospital, no momento da sua saída, o relatório médico da internação e/ou atendimento, tanto para o acionamento da cobertura como para o reembolso. Esse relatório deve conter o motivo pelo qual foi atendido e todos os procedimentos realizados, assim como a relação dos gastos.

O que está incluso na cobertura de despesas médicas?

É preciso ficar atento a esse ponto, para não ter nenhum problema posteriormente. A cobertura de despesas é válida e autorizada apenas para eventualidades e urgências médicas durante a viagem. Despesas com consultas médicas de rotina e/ou para obtenção de receitas médicas visando prescrição de medicamentos tomados habitualmente como, por exemplo, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, entre outros, não são cobertas. No caso desses medicamentos serem necessários por estarem diretamente relacionados à um quadro clínico de emergência, a cobertura é válida.

Mas eu não posso utilizar o seguro-viagem do meu cartão de crédito?

Alguns cartões de crédito oferecem o seguro-viagem, o que pode até parecer uma economia. Mas é importante saber que a cobertura disponibilizada nem sempre é suficiente para algumas despesas médicas. O tipo de cobertura vai depender do tipo de cartão de crédito que você possui.

Além disso, é importante saber também que para ter direito ao seguro-viagem, a compra da passagem deve ter sido realizada com o cartão de crédito, e a viagem deve ter duração máxima de 30 dias. Além disso, o seguro-viagem não cobre viagens com práticas de esporte ou complicações durante a gravidez.

Por isso, mesmo tendo esse benefício no seu cartão de crédito, é preciso ficar atento a cobertura. Saiba todos os detalhes e compare com a cobertura dos planos das seguradoras. Além de serem especializadas em seguros para viagem, essas empresas possuem planos mais completos e com mais opções de cobertura.

Conclusão

Muitas pessoas não fazem o seguro-viagem pois acham que nunca será solicitado na imigração e também porque acham que nunca irão precisar utilizar. Acham que o seguro realmente não é necessário. Mas acontece que se você precisar, seja na imigração ou por alguma emergência médica, e não tiver, isso pode estragar sua viagem. É sempre melhor prevenir do que ter que correr atrás depois para resolver as coisas. Faça sua cotação agora e aproveite nossos descontos especiais. Faça seu Seguro-Viagem para viajar para Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *