Próximo a Munique fica um local que foi muito importante durante a 2ª Guerra Mundial, que carrega uma história triste, mas que é muito importante sempre ser lembrada, para que nunca se repita. Esse local é o Campo de Concentração de Dachau, um campo de concentração que funcionou na época da guerra.
Hoje ele funciona como um memorial, com um museu que conta um pouco sobre o que aconteceu em Dachau e com alguns locais da época ainda preservados.
O início do campo de concentração de Dachau foi em 1933, poucas semanas após Adolf Hitler ter sido nomeado Chanceler do Reich. Inicialmente, era um local para receber presos políticos. Dachau serviu como “campo modelo” para a criação de outros campos de concentração e como uma “escola de violência” para os nazistas.
Em seus 12 anos de existência, mais de 200 mil pessoas de toda a Europa foram presas em Dachau. Cerca de 41.500 pessoas foram assassinadas lá dentro.
Em 29 de abril de 1945, já no final da guerra, o campo de concentração de Dachau, foi libertado por tropas americanas.
Como visitar o Campo de Concentração de Dachau
É possível visitar de forma independente. A entrada no memorial é gratuita. E a visita pode ser feita como achar melhor e no seu ritmo.
Mas também é possível fazer uma visita guiada, o que te proporcionará mais informações sobre o local e tudo que ocorreu ali. Separamos aqui alguns tours que além da visita guiada, garante o trajeto entre Munique e o Campo de Concentração de Dachau.
Como chegar ao Campo de Concentração de Dachau
Você poderá chegar de carro. O memorial tem estacionamento disponível e custos podem ser cobrados.
Outra forma de chegar é de transporte público. Da estação central (Hauptbahnhof) pegue o trem S2 em Munique em direção a Dachau / Peterhausen e desça na estação Dachau. De lá pegue o ônibus 726 em direção a Saubachsiedlung e desça na entrada do memorial, que em alemão se chama KZ-Gedenkstätte. Para ir de transporte público, você precisará do bilhete Munich XXL, que vai abranger toda a área de trajeto. O ideal é comprar o bilhete que é valido para o dia todo, assim terá a ida e a volta, sem preocupações.
Dicas úteis sobre o Campo de Concentração de Dachau
O memorial abre diariamente das 09 às 17 horas e a entrada é gratuita. Está fechado no dia 24 de dezembro.
Não é permitida a entrada de cães no Memorial, exceto cães-guias.
É aconselhável que não vá com grandes mochilas. Não existem armários para guardar bagagem.
Parte do conteúdo não é apropriado para crianças menores de 13 anos.
A maior parte do memorial é acessível para deficientes. Cadeiras de rodas também podem ser emprestadas no memorial. Apesar disso, note que a parte externa do memorial é de terra, o que pode dificultar o acesso.
É aconselhável que você separe meio dia para realizar a visita ao memorial do Campo de Concentração de Dachau.