Castelo de Heidelberg – as ruínas de um importante castelo na Alemanha

Apesar do Castelo de Heidelberg estar em ruínas, é um dos castelos mais importantes da Alemanha e agora vamos descobrir o motivo. O castelo tem uma cor avermelhada e foi construído com arenito de Neckartal. Fica acima de uma montanha e pode ser visto de vários lugares de Heidelberg.

O Castelo foi a primeira residência do Conde Palatino, que reinava na região, no século XIII. Continuou sendo a residência dos nobres da região ao longo dos séculos, foi ampliado e reformado, tornando-se um castelo medieval fortificado. Hoje, o Castelo de Heidelberg é um dos monumentos culturais mais importantes da Alemanha.

Atualmente, o castelo está em ruínas e isso começou desde a guerra dos trinta anos, no século 17, entre os anos de 1618 e 1648. Tropas francesas bombardearam sucessivamente o castelo, na tentativa de dominá-lo. No século 18, os nobres de Heidelberg perderam o interesse no castelo, uma vez que ele se encontrava gravemente danificado, e mudaram sua residência para Mannheim.

No início do século 19, voltou o interesse pelo Castelo de Heidelberg, mas dessa vez os interessados eram viajantes, músicos, poetas e pintores, que imortalizaram o ar romântico das ruínas em poemas, canções e imagens.

Visita ao castelo de Heidelberg, na Alemanha

Como visitar o Castelo de Heidelberg

A dica é se dirigir até a Kornmarkt, uma das praças de Heidelberg, onde se encontra o funicular que te levará até o castelo. O ingresso para o castelo inclui ida e volta no funicular, portanto, vale a pena já utilizá-lo. O ingresso inclui também a entrada no castelo, acesso ao famoso barril gigante e entrada no museu alemão da farmácia.

Por um valor adicional, é possível também fazer um tour guiado, conhecendo assim um pouco mais sobre a história e entrando em partes exclusivas do castelo. Uma outra opção é alugar o áudio-guia, também por um valor adicional.

Kornmarkt Heidelberg

Museu alemão da Farmácia no Castelo de Heidelberg

O ingresso simples inclui a entrada para esse museu que conta a história da farmácia desde a antiguidade até o século 21.

No museu destacamos os acessórios usados para produção dos medicamentos, assim como o mobiliário de farmácias históricas, desde as farmácias dos mosteiros até as magnificas farmácias do período barroco. Frascos de vidros, equipamentos e outros objetos também integram a coleção do museu.

Museu alemão da Farmácia

O maior barril de vinho da Europa

O barril de vinho foi construído por volta do final do século 17 e possui a capacidade para armazenar 220.000 litros de vinho, tornando-se o maior barril de vinho da Europa. Hoje já não é mais utilizado para esse fim, mas ainda está exposto no castelo.

Existe uma lenda que envolve esse barril. O pequeno Perkeo foi levado do sul do Tirol para Heidelberg, e por suas características físicas, se tornou bobo da corte. Ele também era responsável pelo estoque de vinho. Uma das características de Perkeo era sua alta resistência a bebidas, acredita-se que ele conseguiria tomar de uma vez todo o conteúdo do barril de uma vez só.

Um dia, tomou acidentalmente, um copo de água, e esse fato o levou a morte. Uma estátua de Perkeo foi construída e até hoje ele está observando o barril de vinho.

Maior barril de vinho da Europa

Vista

A partir do castelo se tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

Vista do Castelo de Heidelberg

Se você quiser tirar uma foto do castelo reinando acima do centro antigo de Heidelberg, vá até a Alte Brücke (Ponte Antiga), a ponte principal da cidade.

Castelo de Heidelberg

Informações sobre o Castelo de Heidelberg

Como chegar

Você poderá chegar a Heidelberg de trem ou carro. Existem diversos estacionamentos espalhados pela cidade.

Heidelberg fica perto de diversas cidades e você também poderá fazer passeios bate-volta. Por exemplo, pode conhecer Heidelberg e o castelo partindo de Frankfurt, que fica a aproximadamente 90 quilômetros de distância ou cerca de 1 hora de carro. Stuttgart também é uma cidade próxima, ficando cerca de 125 quilômetros ou 1 hora e 30 minutos de carro.

Se preferir, também pode fazer uma excursão de um dia, acompanhado de um guia. Olha os passeios que separamos:

Ingressos

A entrada para o castelo custa 8 euros. Essa entrada inclui ida e volta de funicular, entrada para o castelo, visita ao barril de vinho e ao museu alemão da farmácia.

Se quiser mais informações, poderá fazer um tour guiado e acessar mais partes do castelo. Para isso, é necessário comprar o ingresso de 8 euros e pagar um valor adicional de 6 euros.

Se preferir, pode também alugar um áudio-guia. Para isso, é necessário comprar o ingresso de 8 euros e pagar um valor adicional de 5 euros. O áudio-guia está disponível em alemão, inglês, francês, espanhol, japonês, chinês, coreano e russo.

Horário de funcionamento

O castelo de Heidelberg funciona todos os dias das 8 às 18 horas, sendo que o caixa para compra de ingressos fecha às 17:30.

Informações adicionais

Algumas partes do castelo são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. As dependências e os cômodos internos do castelo não são, pois são antigos e não podem receber reformas e adaptações.

Cachorros não são permitidos na parte interna do castelo. São permitidos apenas nos jardins.

É proibido o uso de drones.

Está planejando sua viagem para Heidelberg? Vale a pena comprar com antecedência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *